Dicas sobre Chats de Atendimento online

Os chatbots (abreviação em inglês para “robôs que fazem a função específica de chat, ou diálogo) são uma nova tendência na comunicação e relacionamento entre empresas e seus públicos.

Estas ferramentas de chatbots estão sendo muito mencionadas para funções específicas de relacionamento e engajamento nos diversos canais digitais (sites, aplicativos e redes sociais), porém muitas outras funções podem ser atribuídas.

A primeira questão importante a se considerar é que um chat automático traz 2 benefícios imediatos:

  • reduz o abandono do visitante no site ou aplicativo, abordando e comunicando de forma mais interativa, evitando a dispersão;
  • permite que a interação humana seja alocada para atendimentos com maior complexidade, uma vez que rotinas automatizadas podem fornecer um amplo leque de soluções básicas;

Além da esfera de relacionamento e engajamento, os chatbots podem ser poderosas ferramentas para diversas funções específicas para aplicação nas empresas:

1. Geração de Leads

Utilização de um chat automático para reter o visitante do site através do diálogo e gerar leads para equipes comerciais, captando informações do Lead (tais como nome, email, área de atuação), podendo ser integrado com ferramentas de força de vendas (Salesforce, Pipedrive ou outras) além de disparar e-mail e SMS.

2. Marketing e Vendas

Realizar campanhas de marketing e ações focadas em vendas baseadas em um chatbot, apresentando um diálogo que leve o cliente a se envolver com o produto e suas características. O chatbot pode apresentar imagens, vídeos, características específicas, além de captar informações do consumidor.

3. Pesquisas

Transformar as extensas pesquisas de opinião e satisfação em diálogos amigáveis, evitando o tédio e a dispersão.

4. Atendimento ao Cliente

Este é um dos mais populares usos de um chat automático: realizar serviços de atendimento ao cliente, baseando-se resolução das dúvidas mais frequentes e assim eliminar posições de atendimento e/ou reduzir as filas de espera.

5. Agendamento e Reservas

Costumam ser rotinas bem simples de serem automatizadas, utilizando o chatbot para realizar agendamentos e reservas (consultórios, concessionárias, restaurantes, eventos e muitos outros) integrando a sistemas internos.